Mais sobre as vinhas:

Localização das vinhas

O solo e o clima da Ilha da Madeira foram considerados ideais pelos primeiros colonizadores para o cultivo das vinhas.Esta produção teve início cerca do ano de 1470, mas foram precisos trinta esforçados anos para que a terra estivesse preparada e que houvessem  suficientes vinhas cultivadas para produzir vinho em quantidade. Só no início do séc. XVI se produziu vinho suficiente para comercialização, sendo inicialmente vendido, com fins medicinais, aos marinheiros de passagem que o bebiam para prevenir o escorbuto, uma doença comum nesta época.
As vinhas plantadas ao longo da costa sul produziam quantidade suficiente para consumo da população local, que em 1500, não excedia

As VinhasNot a stone has a place for the placing of the vines

A plantação das vinhas no Porto Moniz é prova do aproveitamento total da terra para a produção do vinho. Debaixo das latadas os agricultores plantam vegetais para consumo doméstico.

os 16 000 habitantes, e em 1600, os 30 000, havendo sómente escassez quando o movimento de navios se tornou uma constante.
Tiveram que passar mais cem anos para que as vinhas já amadurecidas e os vinhos envelhecidos produzissem um produto de qualidade razoável próprio para exportação. Foram precisos cerca de duzentos anos para que a preseça do Vinho Madeira como bebida de “gentleman” fosse uma obrigação em qualquer casa senhorial e até nas cortes dos reis e czars.

Vines hanging off of trellises in a small backgarden

Que dimensões têm as vinhas ?

As vinhas crescem por todo o lado, são de pequenas dimensões e são propriedade privada, passando de pais para filhos.
Não se veêm grandes extensões de terreno para a plantação massiva de vinhas como no continente.
As vinhas de pequena extensão são o coração do vinho Madeira.

A maioria das vinhas estão plantadas no sul e norte da Ilha, sendo a zona leste a que produz menos. Normalmente as vinhas estão apoiadas em latadas com altura de 2 metros. Nos locais ventosos, é construida uma vedação de protecção com troncos e vegetação de urze e giesta. O terreno livre por debaixo destas latadas é aproveitado pelos agricultores para plantações domésticas, como a couve, batatas, feijões, etc.

Picture
Picture

Volte ao topo

Vinhas

 

Minifúndios

Doenças

Mapa do Vinho

Página Príncipal

Copyright 1997 Bjelkaroy & Barbosa, Design by Limbo