O Verdelho é muito apreciado, como  vinho e  como uva de mesa.

Verdelho

A casta Verdelho consta nos livros de história como tendo sido plantada antes do século XV em Portugal Continental. A sua constituição botânica é muito semelhante à do vinho  chamado gouveio cultivado no Alto Douro, no Norte de Portugal. Esta espécie era, até ao corrente século, a mais abundante nos terrenos madeirenses.  Entretanto, perdeu de tal forma terreno, que as autoridades regionais tiveram de pôr em prática um plano de reconstituição das plantações para salvar a quase aniquilada casta Verdelho.

O Verdelho é a casta nobre  mais díficil de reproduzir na Madeira.  Mas a força de vontade e o trabalho árduo e incansável dos produtores madeirenses tornaram es te vinho uma desejada e preciosa herança para  as gerações vindouras. As uvas produzidas por esta casta são também saborosas para comer como sobremesa.

Verdelho - como era produzido pela velha companhia Perestrello & 11\Ca. Lda.

A esta altura esta casta existia apenas na área da Ribeira da Janela. O plano incluia a construção de viveiros para cepas desta casta que seriam controlados científicamente. Estas vinhas seriam posteriormente plantadas à experiência em outras áreas vínicolas na Madeira. Será necessário salientar que foi esta casta que constituiu o maior trabalho e dedicação por parte do programa de recuperação  e reprodução de vinhas do governo regional. Foi graças a uma dedicação e determinação persistentes que temos a esperança de continuar a produzir bons Verdelhos

As uvas Verdelho possuem uma coloração dourada, são pequenas e rijas. No seu paladar é classificado como um vinho semi-sêco. Como todos os vinhos Madeira, o Verdelho é característicamente doce, mas com um toque sêco.  Nota-se também um  evidente sabor a noz. Na escala de acidez, o Verdelho (8,5) está entre o  Malvasia (10,5) e o Tinta Negra Mole ((7,0). O Verdelho aproxima-se muito do vinho italiano Verdia e do espanhol Pedro Zimenez.

Picture

Castas

Sercial

Verdelho

 

Boal

Malvasia

Tinta Negra Mole

Volte ao topo

Pormenores: Sercial

Pormenores: Verdelho

Pormenores: Boal

Pormenores: Malvasia

Pormenores: Tinta Negra Mole

Página Príncipal

Copyright 1997 Bjelkaroy & Barbosa, Design by Limbo