Uma cave de vinhos - uma gentileza dos vinhos Barbeitos.

Alquimia e tradição na produção do vinho Madeira

A produção do vinho Madeira, ao contrário de outros vinhos produzidos hoje em dia, não se limita à pisa da uva e ao encher e abatocar do barril. De facto, só quando o processo de fermentação tem o seu início - isto é, a passagem do sumo da uva a vinho - é que o trabalho começa. É a partir daqui que é verdadeiramente testada a perícia e arte dos produtores de vinho,  pois têm que recrear as condições experimentadas pelo vinho Madeira aquando das longas e lendárias viagens ao Oriente, em que sofria as influências benéficas do calor dos trópicos.

As caves do vinho nos Barbeitos. São necessárias condições excepcionais para que o vinho sofra um envelhecimento de 20 anos ou mais.

Avaliando a excelência do vinho.

Parece pura magia e encantamento a forma alquímica como o vinho se transforma de um rude e ordinário líquido fresco num delicioso, espesso e aromático néctar. Este resultado é conseguido devido a um  processo de aquecimento altamente técnico. Mas queremos também dar a conhecer alguns dos usos e costumes tradicionais do povo, infelizmente quase desaparecidos,  na sua faina díficil de produção do vinho Madeira.
É o caso dos
Borracheiros, homens que carregavam aos ombros sacos feitos de pele de cabra com o vinho acabado de pisar para as adegas onde seria processado o vinho.

Provando e testando o vinho - uma arte que se aprende muito devagar. O papel do produtor  é muito delicado nos primeiros meses da produção do vinho.

Os tanoeiros também são postos à prova na Madeira, apesar do seu talento parecer um pouco diminuido aquando da abertura de uma garrafa de vinho; há uma relaçáo directa entre a qualidade do perfume e o sabor do vinho e o tipo de madeira e técnica de construção que o tanoeiro aplica par fazer o tonel ou o barril. Não podemos esquecer também a perícia dos que apanham e pisam as uvas em grandes lagares domésticos. No entanto, o vinho para exportação, é feito em lagares mecânicos, por uma questão de controle de qualidade. Temos ainda os mercadores de vinho ou produtores, cuja reputação só atinge um nível respeitoso após décadas, senão séculos, de produção de vinho.

Picture

Os Borracheiros

Os Tanoeiros

A magia das Estufas

O envelhecimento

Produtores de vinho

Volte ao topo

Produção

- Introdução

Tempo de vindimar

O Lagar

Página príncipal

Copyright 1997 Bjelkaroy & Barbosa, Design by Limbo