As vinhas  Candia  da Ilha de  Creta foram a rampa de lançamento para o desenvolvimento do vinho  Madeira.  As vinhas  plantadas nesta ilha foram as primeiras das quatro principais variedades, cujos “descendentes” iriam florescer e desenvolver-se na ainda por descobrir e colonizar Ilha da Madeira. Durante o séc. XIII, o comércio no Mediterrâneo era dominado por Veneza, incluindo o comércio  do  vinho. Notavelmente, a Inglaterra e outros países do norte da Europa, tentavam participar activamente no tráfico deste  produto tão desejado.

No princípio foi assim...

Candia, on the Island of Crete helped shape the first vines to be planted in Madeira: Malvasia

Candy, como lhe chamariam os anglo-saxões, ou Candia Malvasia, era um vinho que a cidade de Candia na Ilha de Creta vendia com grande sucesso nos tempos aúreos de Veneza.

Prince Henry the Navigator of Portugal

O Infante D. Henrique era um homem de visão: com ele eclodiu toda uma nova era - a dos Descobrimentos. Primeiro a Ilha da Madeira, as Américas e ainda o caminho marítimo para a  India...

O espírito de iniciativa  dos Portugueses

O Infante D. Henrique teve visão, quando no séc. XV anteviu as potencialidades da plantação de vinhas na Ilha da Madeira. Enviou, pois, vinhas da casta Malvasia para a Ilha recentemente descoberta e ordenou produção imediata. Esta nova área vínicola mostrou-se vantajosa para os Ingleses, que assim não estavam limitados pelo monopólio veneziano. A produção na Madeira parecia promissora e os Ingleses viram nisso uma oportunidade para adquirirem vinhos com o mesmo nível de qualidade..

O Malvasia tem a sua proveniência na Ilha de Creta. O Boal na cidade de Bordeaux na França, o Sercial da zona do Reno, mais precisamente de Riesling. A origem do Verdelho não é muito precisa...

O que pensaram os Venezianos desta concorrência ?

O veneziano Cadamosto, talvez não muito satisfeito com o sucesso do  vinho da Madeira, fez todos os possíveis para se manter objectivo quanto às suas referências sobre o desenvolvimento ecoonómico da Ilha durante a segunda metade do séc. XV. Menciona o incremento do vinho e da  cana de açucar, que as vinhas  plantadas na Madeira tinham a sua origem em Candia e foram importadas por ordem do Infante Dom Henrique e o possível sucesso que os vinhos produzidos nesta Ilha poderiam ter nos circuitos comerciais europeus. Cadamosto refere até cachos de uva com um comprimento que atingia os 80 (sic) centimetros !

Picture

O Boicote Inglês

Uma festa em Boston

Apanhando chuva...

Fortificação do vinho

O “boom do Madeira”

IVM - O Instituto

Volte ao topo

A Origem

 

Para além dos trópicos

Viva os piratas!

Atenção aos ingleses!

Página Príncipal

Copyright 1997 Bjelkaroy & Barbosa, Design by Limbo